sexta-feira, setembro 29, 2006

17 MESITOS...


Hoje fazes 17 meses!
Que grande que estás.
Começas a deixar de ser a minha bébé para começares a ser a minha menina.
Em relação às novidades, todos os dias fazes uma coisa nova.
Detestas ter as mãos sujas. Ontem pintaste as pontas dos dedos. E quando as viste pretinhas sacudias as mãos com uma vontade louca só para aquele sujo sair. Depois de umas valentes sacudidelas sem êxito foste lambendo até ficarem limpinhas...
Tens um apetite avassalador. Comes de tudo, a qualquer hora. Gostas muito do teu leitinho e é a primeira coisa que pedes mal te levantas.
Para chegares a qualquer coisa que esteja mais alta pôes-te em biquinhos dos pés, e consegues.
As portas têm que estar sempre fechadas. Pelo menos tu não as deixas abertas. Quando vÊs uma porta / gaveta entreaberta vais logo fechá-la.
Quando fazes algum dói-dói mostras a toda a gente com uma cara de sofrimento que até mete dó.
Estás linda e és a minha princesa!

Acabei

de deixar a Inês na casa da minha mãe. A minha irmã, madrinha da princesa também lá estava.
A música que estava a dar na rádio era "Maria Albertina" dos Humanos.
Ficou toda a gente a dançar e a pular...

quarta-feira, setembro 27, 2006

Nas

primeiras consultas, a pediatra da minha filha disse-nos que a Inês era uma criança que necessitava muito de contacto humano. Ela só a tinha visto duas vezes...
Nós também achávamos isso, mas normalmente todos os bébés gostam de se sentirem acariciados e sempre com alguém para lhes fazer companhia. A Inês não era excepção.
Para adormecer, quando ainda dormia no berço, tinha que ser ao colo. Não gostava de baloiçar, nem de paninhos na cara ou bonecos; gostava de ter alguém ali, juntinho a ela. Quando passou para a caminha de solteiro, pensamos em começar a habituá-la a adormecer sozinha. Tarefa impossível. Tem que alguém deitar-se ao lado dela (agora está na fase de só querer a mãe e eu chateadíssima), mas como não bastasse isso, ela tem que estar a agarrar-me: ou me agarra a cara com as duas mãos, ou coloca uma mão sobre o meu braço e a outra na minha cara, ou ainda, coloca a cabeça na minha barriga e com uma mão tenta agarrar mais qualquer coisa do meu corpo.
Mas esta tendência para o contacto humano não se revela apenas ao adormecer. Quando está a brincar, fica entretida uns 10 ou 15 minutos, mas passado este tempo levanta-se e vem ter comigo ou com o pai, abraça-se a uma perna nossa, fazemos-lhe uma carícia, damos um beijinho, e ela volta para onde estava...
É uma criança como todas as outras. Gosta de se sentir amada, gosta que lhe dêem atenção, carinho, miminhos. E nós gostamos muito de lhe dar tudo isso. Há momentos que ela vem ter connosco de braços abertos para dar um "XI". Naquele momento recebo e dou tanto amor. Naquele momento nada mais existe.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Setembro

Adoro o Outono. Gosto das noites mais frescas, de calçar botas e vestir casacos. Gosto de estar em casa no quentinho e ouvir o vento e a chuva lá fora.
Mas gosto muito mais do mês que festeja a sua chegada.
Setembro tem um valor sentimental muito grande.
No dia 17 de 2004 soube que estava grávida. No dia 20 confirmei vendo-a pela primeira vez. Aquele coraçãozinho minúsculo a bater com tanta força. O dia que marcou o resto da minha vida.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Raio do vento

que acordou a minha menina a meio da noite... Deitei-me na caminha dela para ver se ela voltava a adormecer, mas o vento não parava de "assobiar". Quando finalmente adormeceu eram 6h da manhã!!
Voltei para a minha cama e não é que começa a chover torrencialmente?? Só me lembro de adormecer e o relógio tocar logo de seguida.

terça-feira, setembro 19, 2006

A minha filha é vaidosa ou será que tem algum problema sério com os espelhos?

A princesa da casa agora anda viciada em espelhos. Quem a quiser ver, é dirigir-se ao quarto dos pais, onde o espelho está na parede e onde ela se vê toda, e depara-se com uma passagem de "modelitos". Ela coloca-se em frente ao espelho, ela ri-se, ela abana o cú, ela abre imeenso os olhos fecha-os, volta a abrir, dá uns passinhos para trás, volta para a frente, dá um beijinho ao espelho e vira-lhe as costas.
De costas voltadas dá uns passitos e volta a olhar-se. Ri. Vira-se para a frente e fala. Para algum amigo/a imaginário.
Vai à casa de banho e pega nalgum boneco do banho.
Volta para o espelho. A lenga lenga é outra vez a mesma, mas desta vez com o boneco.
Se eu estiver no quarto, ela olha para mim através dele e faz-me caretas, ri-se, franze a testa (adoro quando ela faz isto)... uma série de façanhas. Sempre ao espelho. Ora deita-me um olhito e a proeza é para mim, ora volta a admirar-se.
O quarto dela não tem espelho. Depois deste lindo texto nem sei se vai ter. Doida como é, ainda se levanta a meio da noite para se poder pavonear...

segunda-feira, setembro 18, 2006

FOMOS!

Foi estranho, mas muito, muito bom!!

sexta-feira, setembro 15, 2006

Estou aqui há uma data de tempo mas sem saber ainda o que hei-de escrever. Apenas me vem à cabeça uma jantarada que temos hoje para festejar um aniversário de uma amiga. O nosso primeiro jantar sem a princesa e apenas com os amigos.
Se por um lado estou super contente, pois vou curtir a noite até cair para o lado, vou estar apenas com pessoas da nossa idade, vamos poder falar de coisas banais, beber uns copos, curtir..., por outro fico a pensar (mas quem me manda?!), deixar a pequena, eu até sei que ela fica muito bem, já está habituada a ficar com os meus pais e irmã, mas será que vai haver um vazio? será que durante o jantar me vai dar a saudade??
mas que parvoíce a minha.

Sempre pensei e quis que a minha filha não fosse impedimento para nada, afinal a vida continua e os amigos são para manter, as saídas para serem feitas normalmente. E apesar da minha vida ter mudado, para melhor, claro, pretendo continuar a fazer as minhas coisas. E chamem-me o que quiserem, mas naquele momento quero abstrair-me de tudo. Eu vou saber que ela está bem, que deseja que os pais se divirtam e ponto final.

Hoje vamos jantar fora. Isso está decidido. E quero apenas divertir-me.

segunda-feira, setembro 11, 2006

UOOOLHA!!

A minha Inês está naquela fase que tenta imitar tudo e todos. Tudo o que consegue e também o que não consegue, o que já lhe valeu alguns tombos. Nada de grave.
No todos refiro-me ao que dizemos. Claro que metade (ou será todas?) das coisas que diz não se consegue descortinar.
Mas a catraia tem piada ao (tentar) dizer algumas palavras. Uma das que acho mais piada é "bolacha". Vamos ver se eu consigo explicar: ela coloca a língua de fora ao dizer o primeiro B, ao dizer o L e ao dizer o CH. As vogais não têm nada a ver com a realidade da palavra, mas vale pela piada.
Mas há uma que ela diz muito bem e para além de dizer obriga-nos a fazer o que ela quer. É "OLHA". Claro que, apesar de se entender muito bem, é dita de uma forma muito diferente: começa com um U, seguida de um OOO bastante prolongado, um LH com língua de fora e um A normal. Não tentem fazer isto em casa!!
Claro que depois da palavra dita, se por acaso não olharmos logo de seguida, ela agarra a nossa cara com as duas mãos e vira-a para o sítio / objecto alvo de tanto entusiamo.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Lembro-me tão bem daqueles momentos antes de deitar... onde eu diminuia a luz do quarto, pegava nela ao colo para lhe dar a maminha. Primeiro a esquerda que ela não gostava muito para logo de seguida lhe dar a direita, a preferida. Sempre na mesma posição, sempre virada para o mesmo lado, para, no caso de adormecer, dar mais jeito para deitar.
Ia cantarolando, sussurrava coisas bonitas, olhava para aqueles olhinhos pequeninos a olhar para mim e depois a quererem fechar, dava-lhe beijinhos. Muitos. Tantos!
Adormeceu... Deito-a devagarinho, com cuidado para não acordar daquele soninho lindo.
Tudo tão automático, tão rotineiro, porque sabe bem assim.
Com pena me despeço da amamentação. Porque ela já não quer. Prefere segurar no biberão, encostada a uma almofada a olhar para mim, a ver tudo o que faço, a rir-se...
Foi há tão pouco tempo...


Ao olhar para esta foto fico com a sensação que o tempo voa.

Dá-me uma saudade do sorriso desdentado!!

quarta-feira, setembro 06, 2006

Acompanho alguns blogs de mamãs babadas e por vezes vejo relatos dos piolhos que me levam a rir quase até às lágrimas com as peripécias deles.
Eu acho que nunca escrevi nada assim... Será que ela não faz esse tipo de disparates? Não terá saídas giras? Não!
E aquela vez que ela fez aquilo? Foi demais. E aquela coisa que ela costuma fazer com a boca? Tão gira!
Afinal ela faz e tem coisas engraçadas para contar, mas apesar de achar um piadão e de delirar naquele momento depois passa e até me esqueço de as contar. Mas não é só isso. Descrever as situações... não funciona. Contado não tem piada. Só visto.
Fica a promessa de contar uma diabrura ou gracinha dela.
Beijinhos,
Paula

terça-feira, setembro 05, 2006

Nós por cá

É verdade que o nosso regresso foi no dia 26 de Agosto mas o corre corre habitual depois das férias não deixou tempo livre para escrever umas linhas a assinalar o nosso regresso...
foram três semanas... plenas, cheias... a abarrotar...

Cheias de momentos bons, de momentos a 3 como não tinhamos há algum tempo, cheias de novas descobertas por parte da princesa, cheias de idas à praia, de mergulhos na piscina, de mar, de areia, de passeios..., enfim "enchemos a barriga" e aquecemos os corações que andavam a precisar disto mesmo....

mas também cheias de roupa suja, sacos para fazer e desfazer, areias para limpar, muitas fraldas para mudar, banhos para dar (e até achou piada ao chuveiro), birrinhas para adormecer (brincadeira é muito mais fixe)...
O nosso quarto era no 5º. andar e tinha como paisagem de fundo o MAR. Ao acordar abria as portadas e a catraia delirava logo. Ao deitar, em vez de dormir apontava para a janela. Porquê dormir se lá fora temos coisas muito mais interessantes e lindas para fazer?!!
Ela continuou a fazer as sestas como habitualmente (das 11 às 13H e das 15 às 17H) e comeu sempre muito bem à excepção de uma vez ou outra que a ementa não lhe agradou (ela até é bom garfo mas há que ter calma).
Fartou-se de "comer" areia, de beber água salgada (o raio da rapariga adora mar mas "olha para baixo" para ver a água. As ondas costumavam rebentar em cheio na cara dela. Mais uma golada!!)
Arranjou bastantes amigos até porque andava sempre de taxa arreganhada e apontava (dedito espetadissímo) a toda a gente que lhe dava um sorrisinho. Depois desta apontadela, rendiam-se ao encantos da pequena. Os funcionários do hotel quando a viam, dizia: a chica mais guapa de Portugal!!
O único senão destas férias maravilhosas foi a barrigada de mimo com que ela ficou. 24 horas por dia apenas com os papás é muita mimalhice. Agora que já entramos na rotina custa muito mais ter que a deixar. Com o tempo a coisa vai lá, mas custa.

Conclusão: viemos cansados fisicamente, mas descansados mentalmente!