quarta-feira, junho 21, 2006

Sobre a Amamentação

Muito se tem falado sobre este assunto.
É um tema que me diz muito, pois ainda o estou a praticar. A Inês ainda mama, pelo menos 1 vez ao dia. Geralmente à noite que é quando tenho mais tempo disponível, pois isto de dar de mamar a correr é muito complicado.
Já tive momento de quase desistir, quando a pequena me começou a "morder". Muito! Um dia antes de deitar tirei a maminha e ela - pumba - uma ferradela. E o pior é que o diabrete ainda se ri depois da asneira que fez.
Nesse dia decidi (ainda que tenha sido por pouco tempo, momentâneo mesmo) deixar de lhe dar a maminha. Afinal ela estava quase a fazer 1 aninho!
No dia seguinte rumamos a uma farmácia e compramos leitinho sem ser da mamã. Preparamos o biberon mas ela não o quis. Talvez não tenha fome - concluimos. Tentamos a maminha mas aquela cara de malandra já com o dente preparado... não me pareceu boa ideia. Levei outra ferradela. Acabou por adormecer sem o leitinho.
Ao acordar voltei a tentar dar-lhe a maminha. Ela mamou. E eu, ao olhar para aquele sorrisinho lindo, aqueles olhinhos postos em mim, só me conseguia sentir FELIZ. Nestes minutos estamos juntinhas, a trocar miminhos, beijinhos, carícias. São minutos só nossos, em que mãe e filha se fundem numa só.
Mesmo assim resolvemos "reduzir" e a Inês apenas mama 1 vez por dia. É um consolo, uma satisfação. Vício da mama? Nada disso! É uma vontade, um querer saudável. É uma felicidade ver aquela carinha!.
Enquanto essa felicidade durar e enquanto a mamã tiver leitinho, ela está sempre pronta.
Para ti, minha filha.

2 comentários:

Grilinha disse...

É uma sensação tão especial. Amamentei muito pouco. Tive pena. Mas foi inesquecível ! Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Paula:
Ao ler o teu post revi-me completamente. Eu também ainda amamento exclusivamente o David (12 meses). Ele só mama do meu leite. Já tentei dar da farmacia mas ele não quer, nem pega no biberão.
Eu tb só dou à noite e de madrugada pq ele ainda acorda e só sossega com a maminha. Morder para já tenho tido sorte, ele não me morde, parece que sabe que é leitinho que tanto gosta, e ele já tem 10 dentes.
É uma bença podermos amamentar os nossos filhotes tanto tempo.
Continua até teres e puderes. Criamos uma complecidade enorme com os nossos filhotes.
Bjs

Rute e David